Ela só conseguiu virar o jogo em 2012, com a bem sucedida linha L, seguida pela linha G e pelo Nexus 4, recuperando boa parte do mercado e voltando a estar entre os maiores fabricantes do mundo.
E agora que a área de smartphones voltou aos eixos, nada mais natural do que retornar ao mercado de tablets. E ela voltou em grande estilo, com o excelente LG G Pad 8.3.
Como o próprio nome sugere, o G Pad possui uma tela de 8,3 polegadas, com resolução de 1200 x 1920 pixels (acima de Full HD). Porém, o interessante é que seu tamanho é quase similar a um tablet de 7 polegadas, em função das bordas laterais que são muito finas.
O G Pad é vendido em duas cores, branca e preta. Sem botões frontais físicos ou capacitivos, ele lembra um pouco uma versão gigante do G2. Porém, seus botões de liga/ desliga e de volume não estão na parte de trás do aparelho e sim numa posição mais tradicional, no lado direito. Os botões de voltar, home e menu são virtuais e estão na própria tela. Em um tablet isso é uma grande vantagem, pois os botões estarão sempre no lado inferior da tela, não importando se você está usando o aparelho em modo retrato ou paisagem.
Design
Na parte superior está o conector P2 para fones de ouvido, um slot para cartões micro SD (oficialmente o G Pad 8.3 suporta cartões de até 64GB) e também o sensor de infravermelho. Isso mesmo: o G Pad 8.3 pode controlar TVs, DVDs, Blue Rays e qualquer equipamento que possua suporte à controle remoto infravermelho. Até mesmo Ar-condicionados podem ser controlados pelo G Pad.
O sensor infravermelho (à dir.) permite controlar aparelhos como TVs, DVDs e Blue Rays. |
Conector micro USB: compatibilidade com carregadores de smartphones. |
Botões de volume e liga/desliga. |
Detalhe do slot para cartão micro SD. |
Se pudesse resumir o G Pad 8.3 por um único quesito, sem dúvida seria a tela. Seja pelo tamanho, com 8,3 polegadas, que está em um meio termo entre os tablets de 7 e de 10 polegadas. A tela não é tão pequena, algo que as vezes causa uma sensação de falta de espaço para leitura, navegação... E também não é tão grande, prejudicando a portabilidade e aumentando o peso.
G Pad 8.3 (à esq.) ao lado do iPad mini retina. Tela de 8,3 contra 7,9" |
Comparando a qualidade da tela do G Pad 8.3 (à esq.) com o Ipad mini retina. |
O G Pad 8.3 roda o Android 4.2.2 (Jelly Bean), com várias customizações realizadas pela LG. A aparência da interface é bastante diferente e divide opiniões. Desde os planos de fundo, passando pelos ícones de apps e pastas, formato do texto e plano de fundo da tela de configurações, tudo foi modificado. Porém, a ordem das opções e estrutura do sistema permanecem iguais. Você sabe que está usando um Android personalizado, mas que continua sendo um Android. É possível trocar os temas e na loja da LG existem várias opções gratuitas que podem ser baixadas. Se você gosta do Android puro, ainda é possível baixar um launcher como o Nova ou o Apex e personalizar parcialmente a interface.
O G Pad 8.3 possui 16GB de memória interna. |
O Quick Memo já é bem conhecido e vem na maioria dos smartphones da LG. Ele tira um screenshot da tela e permite desenhar nele, salvando ou compartilhando depois. Você pode mudar a cor do traço, espessura, recortar uma parte da área... Ao invés da tela capturada, você pode usar um plano de fundo neutro também e, no caso do G Pad, existe um fundo que imita um vidro embaçado. Ao desenhar nele, é como se estivesse "limpando" esse vidro, formando um efeito muito interessante.
Já o QSlide são mini apps que podem ser executados sobre outros aplicativos. Eles são executados em janelas e podem ser redimensionados. Existe um botão que alterna o aplicativo para tela cheia ou janela e uma barra que deixa o app transparente, permitindo interagir com o aplicativo que está abaixo dele. Existem apps QSlide do navegador, player de vídeo, calendário, gerenciador de arquivos, email e calculadora. Até dois aplicativos QSlide podem ser executados ao mesmo tempo.
QSlide: mini apps, como navegador, por cima de outros apps. |
Deixar o app QSlide transparente permite interagir com o aplicativo que está abaixo dele. |
QPair: Conexão do tablet com um smartphone para troca de informações e compartilhamento da Internet. |
O G Pad 8.3 ainda guarda outros recursos interessantes. O principal deles é o knock on, que é uma forma interessante de ligar e desligar a tela sem utilizar os botões físicos. Para isso, com a tela desligada, dê dois toques na tela e ela irá ligar. Já com a tela ligada, basta dar dois toques em um ponto vazio da tela inicial ou na barra de notificações. É um recurso simples e muito funcional.
Mas existem outros truques, como o que pausa automaticamente o vídeo quando paramos de olhar para a tela; e o que mantem a tela ligada enquanto estamos olhando para ela.
Quem está acostumado com uma disposição diferente dos botões virtuais, pode modificá-los nas configurações. E até é possível adicionar mais dois botões virtuais, um que dá acesso ao Quick Memo e outro que "puxa" a barra de notificações. Você também pode mudar a cor da barra, com 4 opções disponíveis.
O G Pad 8.3 permite escolher entre temas diferentes. |
Câmera
Não espere muito da câmera do G Pad. Aliás, não espere muito de uma câmera de tablet. Ela quebra um galho em emergências, fazendo boas fotos em ambientes claros e filmando em full HD. Você pode inclusive fotografar enquanto filma, um recurso bastante útil. Porém, as imagens ficam um pouco borradas. Isso é mais acentuado à noite, quando ainda aparecem ruídos nas imagens. Mas existe uma vantagem em fotografar usando um tablet: é muito mais fácil exibir as fotos tiradas.
Câmera fronta de 1,3MP do G Pad 8.3 |
Desempenho
O G Pad 8.3 vem equipado com um chipset Snapdragon 600, da Qualcomm. Ele é formado por um processador quad core Krait 300 de 1,7GHz e GPU gráfica Adreno 320. Além disso, ele possui 2GB de memória RAM. Existem aparelhos com hardware mais poderoso. Mas o Snapdragon ainda dá muito bem conta do recado. E se compararmos com outros tablets, veremos que o G Pad 8.3 tem um desempenho superior ao Galaxy Note 8, Galaxy Tab 3, Asus Fonepad... Tablets que possuem um desempenho superior, como o Galaxy Note 10.1 2014 Edition ou os iPad Air/ mini retina também são bem mais caros e não são exatamente concorrentes diretos (em alguns pontos, talvez o iPad mini retina seja).
Mas o fato é que o G Pad 8.3 consegue lidar muito bem com quase todos os apps e jogos que estão no mercado. A única ressalva é que os jogos mais pesados lançados recentemente, como o Asphalt 8, não rodam com o máximo de efeitos gráficos. Mas se considerarmos que o Asphalt 8 nem sequer roda em muitos aparelhos, podemos concluir que o hardware do G Pad 8.3 é realmente muito bom.
Detalhe da tela do G Pad 8.3 |
Conclusão
Custando entre 900 e 1100 reais, o tablet G Pad 8.3 é uma das melhores opções em sua faixa de preço. A qualidade da imagem de sua tela e de seu hardware são superiores ao Galaxy Note 8.0 e Galaxy Tab 3, seus principais concorrentes. A LG só ficou devendo uma opção com 3G ou 4G embutido. Mas para quem ficou tanto tempo fora desse mercado, ver que conseguiu voltar com um produto tão bom é admirável. Não foi à toa que o G Pad 8.3 disputava atenção da imprensa no cocktail de lançamento do LG G2. E hoje, com mais tempo para testes, podemos concluir que o G Pad tem tudo para ser um sucesso, pois traz um ótimo desempenho, aliado à tela com qualidade excepcional, tudo em um corpo compacto e leve.
Estou em duvida entre esse G Pad 8.3 e o Galaxy note 8.0. Qual você acha que é melhor?
ResponderExcluirO G Pad 8.3 tem características superiores, até porque foi lançado a menos tempo. Ele tem uma tela de qualidade superior, seja na resolução (1200 x 1920 contra 800 x 1280 do Note 8.0), como na tecnologia: ambos tem uma tela LCD, mas o G Pad usa tecnologia IPS, superior ao TFT do Note 8.0. Desempenho também é superior no G Pad. A câmera do G Pad filma em 1080p contra 720p do Note 8.0. Porém, somente o Note 8.0 é vendido em versões com 3G, o que pode fazer a diferença. E o Note 8.0 acompanha a S-Pen, uma caneta que permite várias interações na tela.
ExcluirPessoal do Brasiligeeks, vcs acham que a LG vai lançar o GPad aqui no Brasil em versão 3G ou 4G? Obrigado.
ResponderExcluirAcabei de comprar um e adorei! Também gostei muito do seu video sobre ele, o melhor review em pt-br.
ResponderExcluirEstou em duvida entre esse G Pad 8.3 e oTablet Samsung Galaxy TAB 3 T3110 qual voce acha que é melhor?
ResponderExcluirg pad
Excluirvc ainda indicaria esse tablet hoje? ou na faixa de preço dele teria outro melhor? para uso exclusivamente para estudos.. videos e pdfs
ResponderExcluir